Previna seu gado contra a mastite bovina

Previna seu gado contra a mastite bovina

21/08/2020

Você sabia que existe uma doença muito comum em bovinos, que diminuiu em até 25% a produção do leite nas vacas? A mastite pode causar danos irreversíveis no animal e pode ser transmitida de um bovino para o outro. Por isso é muito importante que pecuaristas estejam atentos aos diagnósticos e a saúde de seus animais se não quiserem ter prejuízos na produção.

A mastite é uma inflamação nas glândulas mamária que acontece geralmente por uma infecção. Ela pode ser contagiosa, transmitida de animal para animal, ou ambiental, quando as bactérias estão presentes no local de criação do gado e infectam o úbere da vaca.

 

Existem três testes que podem ser feitos para diagnosticar a doença: prova da caneca, Califórnia Mastite Teste (CMT) e contagem de células somáticas (CCS). Quanto mais cedo forem encontrados os animais infectados, mais chance o produtor tem de eliminar os riscos de transmissão da doença.

 

Veja a seguir como são feitos cada um dos testes:

 

 Prova da caneca

 

O teste “prova da caneca” deve ser realizado diariamente, antes de cada ordenha. A técnica da prova é bem simples, não tem custo e ajuda a detectar a mastite clínica nos primeiros jatos de leite, caso haja mudança da cor, leite aguado e com pus ou sangue. Para perceber as mudanças com mais facilidade, utilize uma caneca de fundo escuro. É necessário iniciar o tratamento assim que qualquer um dos sintomas for percebido para que a doença não evolua.

 

CMT e CCS

 

O CMT é feito dentro da sala de ordenha, mensalmente. O teste é feito para detectar a mastite subclínica e indicar a presença da CCS no leite da vaca. O líquido é misturado com um reagente. Caso a mistura se transforme em um gel, a reação é positiva. Quanto mais gelatinoso, maios a intensidade da mastite.

 

Linha de ordenha

 

Na linha de ordenha, o objetivo é definir quais animais passarão pela sala de ordenha e separar os sadios dos doentes, para que a chance de transmissão da doença diminua. Os animais devem ser separados em grupos de Mastite de Primeira Cria, Sem Mastite e Mastite Clínica. O teste é uma importante ferramenta no controle das mastites e com o monitoramento constante garante a saúde dos bovinos.

Últimas Notícias

Qualidade e segurança no transporte de frigoríficos

21/08/2020

Qualidade e segurança no transporte de frigoríficos

Realizar o transporte de cargas refrigeradas exige comprometimento e responsabilidade por parte do condutor do caminhão. Isso porque existem algumas recomendações a serem seguidas para que o produto mantenha sua qualidade durante o transporte.

Ver mais

Proteja seu bovino e seu negócio

21/08/2020

Proteja seu bovino e seu negócio

Mais do que os cuidados com o transporte de bovinos, um produtor deve cuidar mais especialmente da saúde de seu gado, para que o produto final seja de qualidade e não cause prejuízos para seus negócios.

Ver mais

Mantenha a qualidade da carne durante o transporte de bovinos

21/08/2020

Mantenha a qualidade da carne durante o transporte de bovinos

A maneira como o transporte do gado é feito até o frigorífico necessita de técnicas para que todas as regras de segurança e qualidade sejam mantidas.

Ver mais

Mudança do Contran aumenta altura dos caminhões boiadeiros

21/08/2020

Mudança do Contran aumenta altura dos caminhões boiadeiros

Tamanho para 4,70 metros atende a uma antiga reivindicação do setor; Carrocerias Boiadeiro já faz adaptações dessas carretas.

Ver mais

Conheça as características de criação do gado nelore

21/08/2020

Conheça as características de criação do gado nelore

Uma das raças de bovinos mais procuradas no Brasil é a nelore. A raça é uma das principais no mercado pois o tempo de engorda do animal é bem menor se comparado às demais raças. Além disso, o gado nelore tem melhor adaptação ao clima brasileiro.

Ver mais

nossos clientes

boiadeiro


Carrocerias Boiadeiro

São mais de 50 anos produzindo Caminhões Boiadeiro
Semirreboque: Gaiola Boiadeiro, Carreta Boiadeiro 1 e 2 Pavimentos, Rodotrem Boiadeiro; Reboque: Gaiola Romeu e Julieta, Dolly; Carrocerias: Carga Seca, Carretas Boiadeiro.

Horários


Segunda-Feira

Terça-Feira

Quarta-Feira

Quinta-Feira

Sexta-Feira

Sábado

Domingo

08:00h - 18:00h

08:00h - 18:00h

08:00h - 18:00h

08:00h - 18:00h

08:00h - 18:00h

Fechado

Fechado

Feito com ♥ e estratégia por Sunset Agência de Marketing - 2020
Contato Carrocerias Boiadeiro

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade